domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dia Nacional de Luta das Pessoas com defecientes no dia 21 de Setembro

Em 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Comemorado desde 1982, surgiu de um encontro de entidades nacionais. A data tem como principais objetivos de mostrar a importância da luta de todos os portadores de deficiência, seja física, intelectual ou sensorial (cegos e surdos-mudos).
O mês de setembro foi escolhido devido à primavera e ao Dia da Árvore, para representar o nascimento de reivindicações quanto à cidadania e participação plena na sociedade.
Essa data é lembrada em todos os estados da nação, e serve como reflexão para divulgar as constantes lutas por inclusão social.
Os direitos reivindicados são ir e vir pelas ruas das cidades, frequentar lugares públicos sem a obrigação de entrar pela porta dos fundos, ou assistir a espetáculos na última fileira, por não haver espaço acessível a uma cadeira de rodas. Uma atenção especial para que os deficientes possam viver mais dignamente. Uma inclusão reivindicada em todas as áreas: educação, saúde, transporte, mercado de trabalho, seguridade social e outras.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Programa Praia Acessível tem programação especial para o carnaval

Pessoas com deficiência poderão tomar banho de mar com cadeiras anfíbias localizadas em Santos, Bertioga, Guarujá, Mongaguá e Itanhaém
 




 O programa Praia Acessível conta com programação especial até dia 12 de fevereiro. Os municípios de Santos, Bertioga, Guarujá, Mongaguá e São Vicente contarão com cadeiras anfíbias, idealizadas para facilitar o banho de mar de pessoas com deficiência. Em Santos, o programa está localizado na Praia do Canal 3. Em Bertioga fica na Praia do SESC e na Praia do Forte. Já em Guarujá, Mongaguá, São Vicente e Itanhaém, as cadeiras anfíbias estão na Praia de Pitangueiras, Praia do Centro, Itararé e Praia do Sonho, respectivamente. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direito da Pessoa com deficiente   das prefeituras dos municípios, que têm o objetivo de incentivar e promover a inclusão das pessoas com deficiência nas praias. Até o final do carnaval,  das 10h às 17h, o programa funcionará em Santos de quinta-feira a domingo.  Na cidade de Bertioga, pessoas com deficiência poderão tomar banho de mar diariamente e no Guarujá e Itanhaém de quinta a domingo. Já em Mongaguá e São Vicente, as cadeiras anfíbias ficarão disponíveis aos finais de semana. Após a data, o programa continuará em todas as praias aos finais de semana no mesmo horário. Lançado em 2010, o programa consiste em oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria é responsável pelo fornecimento das cadeiras, já a prefeitura, pelas equipes de suporte do programa. As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu que promove prontidão durante a locomoção na areia, além de não afundar dentro da água. Devido à sua altura, é possível o usuário entrar na água em uma profundidade não perigosa. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis. O programa Praia acessível já beneficiou mais 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. A iniciativa acontece também nos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião.

























quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A superação de Francisca Elisangela.



Sou  Francisca Elisangela da Silva,  fratenista da FCD do Núcleo do Jardim Ângela, que me acolheu no momento mais difícil da minha vida, pois tinha perdido um irmão com câncer no sangue, mais popularmente chamada como leucemia, infelizmente ele veio falecer com 16 anos de idade.
Fiquei em casa sofrendo junto com a minha mãe a dona Alda, mais durante esse tempo fiquei sabendo que tinha um grupo de deficientes que tiravam pessoas com necessidade especiais de casa para sociedade.
No mês seguinte fui no encontro e fiquei admirada com tantas pessoas com necessidades especiais.
Hoje sou uma moça que estuda, não fico em casa parada, até estou namorando. Tudo isso devo a FCD que me ensinou a caminhar com  minhas próprias pernas.